Go to the page content
file

 

A alimentação saudável, depois que você conversa com seu profissional de saúde, se inicia no supermercado. As escolhas que fazemos diante das prateleiras influenciam diretamente a nossa saúde. Alimentos com alto teor de gordura, sal e açúcar são prejudicais, e o seu consumo frequente pode estar associado a doenças graves, como obesidade e câncer¹.

Por isso, é importante se organizar para o momento das compras. Sem planejamento, é fácil cair em tentações e escolher alimentos ultraprocessados (produtos industrializados com baixo valor nutricional e com substâncias químicas em sua formulação), uma vez que são práticos de serem consumidos².

No entanto, na rotina agitada do dia a dia, muitas vezes é difícil saber o que adicionar à lista de compras ideal e o que considerar nesse processo. Sendo assim, selecionamos dez dicas que podem ajudar a fazer boas escolhas no supermercado.

Porém, é importante lembrar que estas orientações não substituem as recomendações de seu profissional de saúde, como também não anulam o acompanhamento com um nutricionista, que irá levar em consideração as suas preferências alimentares, aspectos financeiros e estilo de vida, e propor um plano alimentar individualizado e adequado às suas necessidades nutricionais³.

Confira as dicas²-⁴-⁵-⁶-⁷:

 

file

Dicas extras²:

 

  • Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados;
  • Não troque a comida feita na hora (como caldos, sopas, saladas, molhos, arroz, feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas e tortas) por produtos que dispensam preparação culinária (como sopas “de pacote”, macarrão instantâneo, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios, embutidos, maioneses, molhos industrializados e misturas prontas para tortas).
  • Prefira as sobremesas caseiras e dispense as industrializadas.

 

file

Saiba mais:

Referências:
1 - Pagliai G, Dinu M et al. Consumption of ultra-processed foods and health status: a systematic review and meta-analysis. Br J Nutr. 2021 Feb 14;125(3):308-318. 2 - Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em abril de 2024. 3 - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Posicionamento sobre o tratamento nutricional do sobrepeso e da obesidade. Disponível em https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2022/11/posicionamento_2022-alterado-nov-22-1.pdf . Acesso em abril de 2024. 4 - Ministério da Saúde. Cuidados com os alimentos. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_alimentos.pdf . Acesso em abril de 2024. 5 - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Dicas para compras em supermercados. Disponível em https://abeso.org.br/dicas-para-compras-em-supermercados/ . Acesso em abril de 2024. 6 - Ministério da Saúde. Alimentação saudável ao seu alcance. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/alimentacao-saudavel-ao-seu-alcance . Acesso em abril de 2024. 7 - Ministério da Saúde. Comida de verdade. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/glossario/comida-de-verdade . Acesso em abril de 2024.

 

file

 

BR24OB00113 - Junho/2024 - Material destinado ao público em geral.

Você também pode gostar: