Go to the page content
Sobre a obesidade

Quais são as causas da obesidade?

Perder peso e manter a perda é muitas vezes visto como uma questão de “energia ganha e energia gasta” – quanto você se alimenta e quanto se movimenta. Mas a ciência provou que há muitas causas da obesidade, algumas das quais estão além da sua consciência ou controle.

3 mín. de leitura
Mulher em conversa com o médico

A obesidade é uma doença crônica. E, assim como muitas outras doenças crônicas, ela se desenvolve ao longo do tempo a partir de uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais.

Mas o que faz as pessoas ganharem peso? Por que algumas pessoas desenvolvem obesidade? Não há apenas um fator específico. Como você pode ver neste vídeo, a obesidade é uma condição complexa.


As causas da obesidade são causadas por vários fatores e variam de pessoa para pessoa. E podem incluir:

  • Genética. Pequenas variações genéticas podem aumentar a probabilidade e faciliar o ganho de peso e desencadear obesidade.
  • Hormônios. O equilíbrio hormonal no seu corpo pode afetar seu apetite e as escolhas alimentares, bem como a quantidade de energia que você usa.
  • Estresse. Os altos níveis de estresse podem gerar aumento do consumo de alimentos e, consequentemente, ao ganho de peso.
  • Sono. A quantidade e a qualidade do seu sono podem influenciar seus hormônios e resultar em um aumento de apetite.
  • Medicações. Alguns medicamentos podem causar fome excessiva ou afetar seu metabolismo para que você ganhe peso.
  • O ambiente que você vive e sua situação socioeconômica também podem influenciar no seu acesso a diferentes tipos de alimentos e isto colabora para o risco de desenvolver obesidade.

Há muitas razões para a obesidade. E uma vez que uma pessoa a tenha desenvolvido, não é fácil controlar o peso e mantê-lo. Por isso, pode ser difícil encontrar a maneira certa de tratar ou controlar a obesidade.
 

Muito mais do que consumo e gasto de energia: Razões complexas para a obesidade

Embora as causas da obesidade sejam complexas, muitas pessoas acham que a obesidade é apenas uma questão de estilo de vida. E esta é uma crença comum que, se uma pessoa se alimentar e se exercitar da maneira certa, ela não ganharia peso nem desenvolveria obesidade.

Em certo nível isso é verdade. Perder peso depende do equilíbrio entre a quantidade de energia que você tem (do tipo e da quantidade de alimentos que você come) e a quantidade de energia que você usa (ao se exercitar ou realizar funções normais do corpo, como respirar). No entanto, esta visão simplifica demais a questão da obesidade. Além disso, pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem com a obesidade, pois a sugestão de comer menos e se mover mais nem sempre é suficiente para controlar o peso e evitar o desenvolvimento desta condição.

         

Qualquer pessoa que também tentou controlar o peso sem muito sucesso sabe muito bem disso. Você pode tentar ser consistente e fazer todas as coisas certas para controlar a obesidade e ainda assim ter dificuldades. Perder peso é difícil. manter esta perda, é ainda mais difícil.
 

De acordo com os especialistas: Causas da obesidade e muito mais

Felizmente, a ciência tem demonstrado que a obesidade é uma doença complexa que possui diversas causas, mas pode ser controlada. Isto mesmo! Cada vez mais profissionais da saúde reconhecem que a obesidade é uma doença. Ao mesmo tempo, eles estão trabalhando para remover o estigma associado à obesidade para garantir que as pessoas que vivem com obesidade obtenham ajuda necessária. No vídeo abaixo, especialistas médicos de diferentes países falam sobre os motivos da obesidade, além de outros equívocos. Reproduza o vídeo para ouvir as discussões sobre:

  • Por que a obesidade deve ser considerada uma doença?
  • Por que muitas pessoas permanecem céticas de que a obesidade é uma doença?
  • Por que as pessoas lutam para manter a perda de peso?
  • Quais seriam os benefícios de reconhecer a obesidade como uma doença?
     

Compreender as causas da obesidade é o primeiro passo

Ao considerar todas as causas da obesidade e abordar a obesidade de forma semelhante a outras doenças, os profissionais de saúde podem ajudá-lo a fazer a transição para um estilo de vida mais saudável e prevenir complicações da obesidade.

Para controlar a obesidade da melhor maneira, o primeiro passo é identificar quais são as causas mais importantes. Já que pode variar de pessoa para pessoa, o tratamento precisa ser individualizado. Cada pessoa precisará controlar a obesidade e abordar os obstáculos da perda de peso de uma maneira diferente. Converse com seu médico para descobrir as possíveis causas da obesidade e criar um plano de controle de peso especificamente para você e suas necessidades.

Referências
  • Yumuk V et al. European Guidelines for Obesity Management in Adults. Obesity Facts 2015; 8:402-424.
  • Johnson F, Beeken RJ, Croker H et al. Do weight perceptions among obese adults in Great Britain match clinical definitions? Analysis of cross-sectional surveys from 2007 and 2012. British Medical Journal Open 2014; 4: e005561.
  • Kaplan L, Golden A, Jinnett K et al. Perceptions of Barriers to Effective Obesity Care: Results from the National ACTION Study. Obesity 2018; 26:61–69.
  • Hall KD, Hammond RA, Rahmandad H. Dynamic Interplay Among Homeostatic, Hedonic, and Cognitive Feedback Circuits Regulating Body Weight. American Journal of Public Health 2014; 104:7:1169-117.
  • Puhl RM & Heuer CA. Obesity Stigma: Important Considerations for Public Health. American Journal of Public Health 2010; 100:6:1019-1028.
  • Wright SM & Aronne LJ. Causes of obesity. Abdominal Imaging 2012; 37:730–732.

BR24OB00002

saude-nao-se-pesa
Isso foi valioso para você?

Você também pode gostar