
Alterações em exames de rotina podem indicar doenças relacionadas à obesidade
Algumas ameaças para a nossa saúde são invisíveis. Quer alguns exemplos?
Quando você ouve a palavra "colesterol", qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Para a maioria das pessoas, é algo ruim, um vilão que precisamos combater. Mas e se eu te dissesse que o colesterol é, na verdade, um herói essencial para o funcionamento do seu corpo? Ele desempenha funções vitais cruciais para a sua saúde. O problema não é o colesterol em si, mas o desequilíbrio.
Publicado em: 10 de Setembro
Tópicos:
O colesterol é um tipo de gordura presente em todas as células do nosso corpo. Ele é tão fundamental que o nosso próprio fígado produz cerca de 70% do colesterol que precisamos. Os outros 30% vêm da alimentação.
Imagine suas células como pequenas casas. O colesterol é parte da estrutura das paredes dessas casas, garantindo que sejam fortes e flexíveis. Além disso, o colesterol é matéria-prima para produção de substâncias importantes: hormônios essenciais como testosterona, estrogênio, progesterona e cortisol; vitamina D, que nos ajuda a absorver cálcio e manter ossos fortes; e ácidos biliares, fundamentais para digestão e absorção das gorduras.
Se o colesterol é tão bom, por que tem má fama? A confusão surge porque existem diferentes tipos de "transportadores" de colesterol no sangue.
O LDL (colesterol "ruim") transporta colesterol do fígado para as células. O problema é quando há muito LDL circulando. Ele pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura que estreitam as artérias e dificultam a passagem do sangue. Isso aumenta o risco de infarto e AVC. É uma ameaça invisível que se desenvolve silenciosamente.
O HDL (colesterol "bom") faz o trabalho inverso: retira o excesso de colesterol das artérias e o leva de volta para o fígado, onde é eliminado. Por isso, é considerado protetor do coração.
Vários fatores contribuem para o desequilíbrio: genética (herança familiar tem peso importante); alimentação rica em gorduras saturadas e trans pode aumentar o LDL; sedentarismo contribui para diminuição do HDL; tabagismo danifica as artérias e reduz o HDL; e doenças como obesidade, diabetes e hipotireoidismo também influenciam os níveis.
Manter o colesterol em níveis saudáveis é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares. Pequenas mudanças no dia a dia fazem grande diferença: priorize alimentos in natura, ricos em fibras e ômega-3; pratique exercícios físicos regularmente; não fume; e faça acompanhamento médico regular.
O colesterol é essencial para seu corpo. O segredo está em mantê-lo em equilíbrio. Para entender como o desequilíbrio de vários fatores pode afetar sua saúde, vale a pena ler sobre a síndrome metabólica.
Lembre-se: o colesterol não é seu inimigo, mas um aliado poderoso. Cuide-se, informe-se e procure seu médico para garantir que esse herói continue trabalhando a seu favor.
BR25OB00297