A Páscoa é uma época em que consumimos mais açúcar e outros alimentos pelas celebrações familiares e tradições. Tem como manter o equilíbrio sem culpa e curtir os momentos sem abrir mão da jornada por um peso saudável? Neste texto, vamos trazer dicas para manter os hábitos positivos e cuidar do metabolismo.
Publicado em: 05 de Maio
A menopausa é uma fase desafiadora para grande parte das mulheres. Ela começa no climatério, um período que engloba a pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa, que só é considerada depois de 12 meses seguidos sem menstruação.
Apesar desse período ser natural para todas as mulheres saudáveis, normalmente provoca uma série de incômodos, entre eles os ciclos desregulados, fogachos (ondas de calor), insônia, alterações na libido, isso sem contar com fatores psicológicos como a depressão e as alterações de humor.
A boa notícia é que, mesmo passando por tudo isso, sim, é possível combater a obesidade na menopausa! Principalmente com ajuda de especialistas que avaliam cada caso, como nutricionistas e endocrinologistas.
Mas, afinal de contas, o que causa obesidade na menopausa?
Além dos desafios citados acima, que normalmente causam estresse e ansiedade, a diminuição na produção do estrógeno, hormônio que influencia na regulação da glicose e da gordura corporal, pode levar à diminuição da queima de calorias, aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e da gordura abdominal.
De acordo com alguns estudos, essa deficiência de estrogênio também pode gerar uma Síndrome Metabólica, causando resistência à insulina, o que dificulta ainda mais a perda de peso.
Para você ter ideia de como esse quadro é recorrente no universo feminino, no início do climatério, principalmente alguns anos antes da menopausa, as mulheres tendem a ganhar 0,8 kg por ano! No final das contas, isso pode representar 20% a mais de gordura total.
O que se pode fazer para parar de engordar ou perder peso na menopausa?
Nessa fase da vida, com o declínio do metabolismo, as abordagens para controle ou perda de peso são muito específicas e dependem de cada caso. Por isso mesmo é tão importante contar com o acompanhamento de especialistas que pedem exames, avaliam os resultados e criam os protocolos mais adequados para o seu caso.
Normalmente, esses protocolos envolvem ajustes na alimentação, atividade física, além de intervenções farmacológicas e cirúrgicas, quando necessário. Mas mesmo que as orientações possam variar de acordo com cada pessoa, algumas atitudes podem fazer diferença para todas. Confira algumas delas:
Atividades Físicas
Elas são cruciais para quem quer manter ou perder peso na menopausa. Mas é importante escolher atividades que estejam de acordo com o seu tempo, seu corpo e sua disposição.
Entre elas, as mais populares são:
Caminhadas: atividade de baixo impacto e simples de fazer;
Natação: excelente para quem sofre com problemas articulares;
Yoga e Pilates: melhoram a flexibilidade, a força muscular e ajudam a combater o estresse;
Treinamento de Resistência: para a massa muscular e a densidade óssea.
Nutrição
Para que seu plano alimentar seja bem sucedido, também é importante considerar os seus gostos e estilos de vida. Só assim você consegue a constância necessária para a perda de peso. Veja algumas práticas indicadas para todas:
Dietas Balanceadas: lembre-se que só a variedade de alimentos pode fornecer nutrientes essenciais;
Redução de Calorias: busque o déficit de calorias, mantendo a qualidade nutricional;
Alimentos Ricos em Fibras: eles mantêm a saciedade e ajudam a regular o intestino;
Proteínas Magras: proteínas são essenciais para manter a massa muscular. Mas escolha sempre as que contém menos gordura;
É sempre bom lembrar que, os protocolos mais eficientes para perda de peso, são aqueles que conseguimos seguir. Ou seja, de nada adianta adotar uma dieta da moda, ou exercícios de alta intensidade, se não conseguimos aderir a longo prazo.
Links relacionados
https://www.meupesominhajornada.com.br/articles/obesidade-e-menopausa.html
https://www.meupesominhajornada.com.br/articles/Obesidade-em-homens-e-mulheres.html
https://www.meupesominhajornada.com.br/articles/Excesso-de-peso-e-fases-da-vida.html
https://www.meupesominhajornada.com.br/articles/Obesidade-e-osteoartrite.html
Fontes:
1. http://bvsms.saude.gov.br/menopausa-e-climaterio/
2. https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/4104/4155
3. https://nutrologyacademy.com/entenda-o-controle-de-peso-na-menopausa/
BR25OB00046