Go to the page content

Gravidez na menopausa e os riscos relacionados a estar acima do peso

4 min. read

 

A gravidez durante ou após a menopausa exige cuidados especiais, pois envolve maiores riscos para a saúde. Entre eles está o aumento da chance de desenvolver diabetes gestacional, uma condição em que há elevação dos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez. Por isso, é importante ter acompanhamento médico e estar atento ao excesso de peso.

Publicado em: 14 de Julho

Gravidez na menopausa e os riscos relacionados a estar acima do peso

 

Esse risco é maior em mulheres na menopausa porque, além da idade avançada, há fatores como o uso de hormônios (como estrogênio e progesterona na reposição hormonal) e o possível sobrepeso ou obesidade, que podem afetar o metabolismo da glicose. Além disso, o histórico de diminuição da produção de hormônios sexuais também pode impactar a sensibilidade à insulina.

 

Engravidar durante a menopausa é possível?

A gestação em mulheres durante a menopausa é praticamente impossível de ocorrer de forma espontânea. Isso acontece porque esse período marca o fim da capacidade reprodutiva feminina, ou seja, há a cessação da ovulação e a mulher para de menstruar por pelo menos 12 meses seguidos. Com a ausência de ovulação, não há como engravidar naturalmente. Além disso, com a diminuição da produção de hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona, o útero também não estaria preparado para receber um embrião.

Mas isso não significa que a maternidade está fora de alcance. Hoje, com os avanços da medicina, é possível engravidar durante a menopausa com a ajuda da reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV). Nesse processo, um óvulo (doado ou proveniente de óvulos congelados) é fecundado em laboratório e, depois, transferido para o útero da mulher na menopausa. Para que a gestação ocorra, é necessário fazer uma reposição hormonal com estrogênio e progesterona, que preparam o corpo para receber o embrião.

 

Como saber se estou ovulando na menopausa?

Um dos exames que pode ajudar a identificar o climatério (fase de transição entre o fim do período fértil e o início da menopausa) é a dosagem do hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante). Quando os níveis de FSH estão elevados, isso indica que a ovulação está diminuindo e que a menopausa se aproxima.

No entanto, não existe um exame preciso que confirme se você está ovulando em um determinado ciclo durante o climatério. A ovulação nessa fase pode acontecer de forma irregular e imprevisível.

Já na menopausa, quando a mulher passa 12 meses consecutivos sem menstruar, a ovulação deixa de acontecer, ou seja, o corpo não libera mais óvulos, caracterizando um estado de infertilidade.

 

Qual a idade limite para engravidar naturalmente?

Não existe uma idade exata que determine o fim da fertilidade natural, mas é fato que a capacidade de engravidar diminui com o tempo. A partir dos 35 anos, a gravidez tardia já é considerada de maior risco, e tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos começam a cair.

A menopausa geralmente acontece por volta dos 51 anos, mas os primeiros sinais de transição, chamados de climatério (ou perimenopausa), podem aparecer ainda no final dos 30 ou início dos 40 anos.

Durante o climatério, enquanto a mulher ainda menstrua, mesmo que de forma irregular, a ovulação pode acontecer, o que significa que engravidar naturalmente ainda é possível. No entanto, as chances são menores e o processo pode demorar mais.

Já após a chegada da menopausa, com a cessação da ovulação, a gravidez natural se torna praticamente impossível. Ou seja, o “limite natural” para engravidar é definido pelo fim da ovulação, e não por uma idade exata.

 

Como é a última menstruação da menopausa?

A menopausa acontece quando a mulher fica 12 meses seguidos sem menstruar. Por isso, a chamada "última menstruação" é, na verdade, a última vez que a mulher menstruou antes desse período sem sangramento.

Antes da menopausa, no climatério ou perimenopausa, o ciclo menstrual fica irregular, algumas vezes a menstruação atrasa, outras vezes vem mais fraca ou mais intensa. Essa irregularidade é comum e faz parte do processo natural do corpo até que a menstruação pare de vez — resultado das mudanças hormonais que afetam diretamente o bem-estar da mulher e a saúde da mulher.

 

Referências:

1. Rede D’Or São Luiz. Engravidar durante a menopausa é possível? [Internet]. São Paulo: Rede D’Or São Luiz; [citado 2025 jul 10]. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/maternidade/noticias/artigo/engravidar-durante-a-menopausa-e-possivel
2. UNC Health Talk. Perimenopause: Changes and Symptoms to Expect [Internet]. 2019 Jan 21 [cited 2025 Jul 10]. Available from: https://healthtalk.unchealthcare.org/can-you-get-pregnant-during-perimenopause/
3. Noroozzadeh M, Mousavi M, Saei Ghare Naz M, Farahmand M, Azizi F, Ramezani Tehrani F. Early menopause in mothers and the risks of pre‑diabetes and type 2 diabetes mellitus in female and male offspring: a population‑based cohort study. Reprod Biol Endocrinol. 2025 May 22;23(1):76. doi:10.1186/s12958-025-01405-z.


BR25OB00133