Tópicos:
- Entenda a relação de hormônios com ganho de peso na menopausa
- O que causa obesidade na menopausa?
- Os sintomas do desbalanço hormonal também podem “engordar”
- Com tudo isso, como é possível evitar o ganho de peso na menopausa?
Apesar dessa ocorrência, assim como a obesidade, o aumento de peso na menopausa é multifatorial. Além das alterações hormonais típicas desse período, fatores como mudanças no metabolismo, alterações na distribuição de gordura, hábitos alimentares, sedentarismo e questões emocionais também desempenham um papel significativo nesse ganho de peso.
Entenda a relação de hormônios com ganho de peso na menopausa
²Quando a mulher entra no climatério, o período que antecede a menopausa, ocorre uma queda nos níveis de um hormônio crucial para o metabolismo feminino: o estrógeno. Este hormônio não apenas atua na musculatura, no fígado e nas células responsáveis pela produção de insulina, mas também influencia o tecido gorduroso, prevenindo o acúmulo de gordura e inflamações.
Com a diminuição de estrógeno no corpo, o equilíbrio metabólico é alterado, favorecendo o acúmulo de gordura abdominal. ¹Junto a isso, a perda de massa muscular na menopausa também colabora com a diminuição de perda calórica, exigindo uma menor ingestão calórica para manter o peso.
O que causa obesidade na menopausa?
²Outro fator que pode influenciar a situação é a alteração do receptor estrogênico no pós-menopausa, que pode contribuir para o aumento da fome e a diminuição do metabolismo. Pesquisas realizadas com mulheres na pré-menopausa mostraram uma elevação dos níveis de grelina (o hormônio da fome) e uma diminuição da adiponectina (uma proteína que melhora a ação da insulina e ajuda a prevenir o diabetes tipo 2).
Os sintomas do desbalanço hormonal também podem “engordar”
³Além dos sintomas mais conhecidos como as ondas de calor, alterações visíveis na pele, nos cabelos, ressecamento vaginal e perda da libido, a queda de hormônios femininos interfere na liberação de neurotransmissores que afetam a harmonia do sistema nervoso central.
O resultado pode vir em forma de insônia, distúrbios de ansiedade, melancolia e até depressão. Ou seja, sintomas que podem abalar a saúde mental e podem acarretar excessos na alimentação e desânimo para a prática de exercícios físicos.
Com tudo isso, como é possível evitar o ganho de peso na menopausa?
¹A alimentação saudável, aliada a exercícios físicos mais intensos, são práticas comprovadamente eficazes para reduzir o peso corporal de mulheres na menopausa.
O ideal é consultar médicos especializados para acompanhar o seu caso, além de criar um plano de alimentação e exercícios de acordo com o seu perfil metabólico e a sua condição física.