Go to the page content

Pressão alta: mitos e verdades sobre a hipertensão

4 min. read

 

Quando o assunto é hipertensão, também conhecida como pressão alta, surgem várias dúvidas e preocupações, mas você conhece a relação dela com a obesidade? Neste texto, você vai entender mais sobre o peso saudável e a saúde do seu coração.

Publicado em: 14 de Maio

Obesidade pode causar dor nos joelhos?

 

Para entender a relação entre obesidade e pressão alta, pense no seu corpo como um encanamento, e o coração como a bomba d’água. Para que esse encanamento funcione e abasteça as regiões certas, a bomba d’água precisa fazer com que o sangue flua livremente pelos vasos sanguíneos, assim como a água na tubulação. 

Quando ganhamos muito peso, a gordura acumulada pode entupir o encanamento, dificultando a passagem do sangue e obrigando a bomba d’água a trabalhar mais que o normal. Esse trabalho em excesso aumenta a pressão dentro desses canos, um dos mecanismos que causam pressão alta e outras complicações.¹

Entenda mais a seguir.

 

Como a obesidade afeta a pressão arterial?

É uma relação simples: a obesidade e o acúmulo de gordura no corpo geram mudanças no seu organismo. Para começar, essas alterações fazem com que seja necessário mais sangue fluindo para que tudo funcione como deve. 

Além disso, o excesso de gordura está associado à liberação de substâncias inflamatórias. Essas substâncias afetam os vasos sanguíneos, nosso encanamento, tornando-os mais rígidos e estreitos. 

Em complemento, esse desequilíbrio também afeta o trabalho de hormônios importantes, principalmente os associados à fome. Todos esses fatores combinados fazem com que o coração trabalhe mais do que o normal em suas atividades, gerando pressão alta

 

Mitos e verdades sobre a pressão alta

A pressão alta sempre causa sintomas

Mito. A hipertensão é uma doença silenciosa. Estima-se que 75% dos casos de pessoas com pressão alta grave podem não apresentar sintomas.³

Os sintomas mais comuns, quando se manifestam, incluem dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito e palpitações. No geral, o diagnóstico é feito no consultório médico e, por isso, é tão importante que você faça suas consultas regularmente.⁴

Leia também: Você sabia? A cada três pessoas, duas falham em manter os quilos perdidos.

Eu só preciso diminuir o sal para não ter hipertensão

Mito. Na realidade, o sal na comida é um dos diversos fatores de risco para a pressão alta, mas não o único, sabia? Claro, é importante prestar atenção à sua alimentação e mantê-la balanceada, mas o cuidado não acaba por aí.⁵

Além da obesidade, a hipertensão também é agravada por fatores como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e histórico familiar.⁶ Fique de olho!

content-1

Estresse causa pressão alta

Verdade. O estresse é um dos maiores inimigos da sua saúde, porque desregula todo o sistema, incluindo o seu coração.

Durante momentos de estresse, liberamos algumas substâncias, e o estímulo do sistema nervoso pode elevar a pressão arterial. A consequência? Nossa circulação e batimentos cardíacos ficam comprometidos. 

Naquela analogia do encanamento, é como se você forçasse a bomba d’água, que é seu coração, a trabalhar ao extremo de uma vez, criando diversos problemas no processo.⁷

O cuidado com o estresse também é uma maneira de olhar para a saúde do seu coração.

A pressão alta só afeta o coração

Mito. Com o encanamento dentro de você constantemente pressionado, o problema não afeta só a bomba d’água, até porque é natural que toda a tubulação seja comprometida, certo?

Como o seu corpo inteiro depende do trabalho do coração e do abastecimento por meio da corrente sanguínea, a pressão alta pode prejudicar outros órgãos. Ou seja, é um problema sério! 

Vamos dar alguns exemplos para você entender:

  • No cérebro, a pressão alta pode aumentar o risco de AVC, porque podem acontecer rompimentos de vasos sanguíneos ou o entupimento de artérias que abastecem esse órgão.⁸
content-2
  • Já nos olhos, com o encanamento prejudicado, é possível que problemas de visão e até cegueira, nos casos mais graves, aconteçam.⁹
content-3

Isso sem contar os prejuízos a outros órgãos importantes, como os rins e o fígado. Uma vez que a tubulação está comprometida, as outras estruturas também são prejudicadas.

 

Então, é só perder peso?

Não é somente peso ideal ou IMC normal, apesar de esses pilares ajudarem, e muito, na sua jornada por mais qualidade de vida.

No cuidado com a saúde do seu coração, você precisa ter uma perspectiva mais ampla. Assim como o encanador nunca vai observar só um cano na hora de realizar os reparos e manutenção, você também deve olhar para o seu bem-estar na totalidade. 

Perder peso ajuda bastante na redução da pressão arterial, pois auxilia o trabalho do coração.¹⁰ Entretanto, é preciso ir além. 

Problemas como sedentarismo, alimentação desequilibrada, vícios (como tabagismo), estresse em excesso e má qualidade de sono também podem afetar sua saúde.⁶ A jornada por um peso saudável envolve mudanças no seu estilo de vida.

Não sabe como começar? Dê os primeiros passos na sua jornada por um peso saudável!

 

 

Gostou deste conteúdo? Acesse nossas redes sociais e entenda mais sobre a relação entre peso e saúde.

ic-instagram-frame
ic-fb-frame
ic-youtube-frame

 

Referências:

1. Seravalle G, Grassi G. Obesity and hypertension. In: Obesity: Clinical, Surgical and Practical Guide. Springer; 2024. p. 65-79.
2. Shariq OA, McKenzie TJ. Obesity-related hypertension: a review of pathophysiology, management, and the role of metabolic surgery. Gland Surg. 2020;9(1):80.
3. Chobufo MD, Rahman EU, Farah F, Suliman M, Mansoor K, Elhamdani A, et al. 10-Year community prevalence and trends of severe asymptomatic hypertension among patients with hypertension in the USA: 2007-2016. Int J Cardiol Hypertens. 2020;7:100066.
4. American Heart Association. Health threats from high blood pressure. 2025. Disponível em: https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/health-threats-from-high-blood-pressure. Acessado em: 25 de abr. 2025.
5. Grillo A, Salvi L, Coruzzi P, Salvi P, Parati G. Sodium intake and hypertension. Nutrients. 2019;11(9):1970.
6. Kjeldsen SE. Hypertension and cardiovascular risk: General aspects. Pharmacol Res. 2018;129:95-99.
7. American Heart Association. Elevated stress hormones linked to higher risk of high blood pressure and heart events. 2021. Disponível em: https://newsroom.heart.org/news/elevated-stress-hormones-linked-to-higher-risk-of-high-blood-pressure-and-heart-events. Acessado em: 25 de abr. 2025.
8. Sandok BA, Whisnant JP. Hypertension and the brain. Arch Intern Med. 1974;133(6):947-954.
9. Wong T, Mitchell P. The eye in hypertension. Lancet. 2007;369(9559):425-35.
10. Neter JE, Stam BE, Kok FJ, Grobbee DE, Geleijnse JM. Influence of weight reduction on blood pressure: a meta-analysis of randomized controlled trials. Hypertension. 2003;42(5):878-84.


BR25OB00030 | Maio/2025