Tópicos:
- Como é a dor nos joelhos causada pela obesidade?
- Lipedemas nos joelhos também podem causar dores
- Quais são os exercícios indicados para quem tem dores nos joelhos?
Obviamente que uma pessoa obesa também pode ter lesões anteriores ao aumento de peso, como lesões causadas por quedas e torções, por exemplo. ²Mas no final das contas, diversos autores e estudos mostram que a obesidade é um fator determinante no surgimento da osteoartrite, uma doença crônica que prejudica cartilagens e tecidos, causando danos progressivos ao longo do tempo.
Como é a dor nos joelhos causada pela obesidade?
¹Independentemente de idade, sexo ou peso, muitos tipos de queixas são relatadas em consultórios, como as dores na frente do joelho durante e depois da atividade física, inchaços, instabilidade, dores no ato de flexionar os joelhos ou descer escadas, rigidez ou diminuição da amplitude dos movimentos, entre outras.
Para saber se as suas dores no joelho estão realmente associadas à obesidade, ou não, é preciso consultar um ortopedista que avaliará seu caso por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais.
²A título de curiosidade, pesquisas mostram que quase 250 milhões de pessoas no mundo sofrem de osteoartrite, sendo que a forma mais frequente é no joelho. Com o envelhecimento da população e o aumento dos casos de obesidade, essa condição torna-se cada vez mais frequente.
Lipedemas nos joelhos também podem causar dores
³Lipedemas são concentrações atípicas de gordura que podem surgir nos glúteos e/ou nas pernas. Esse quadro pode ser acompanhado por inchaço, dor e sensibilidade ao toque.
⁴De acordo com a Associação Brasileira de Lipedema (ABL), essa doença é complexa e frequentemente confundida com obesidade, até porque as duas condições podem acontecer ao mesmo tempo. Para obter um diagnóstico mais assertivo, o ideal é consultar um especialista vascular, também conhecido como cirurgião vascular ou angiologista.
Quais são os exercícios indicados para quem tem dores nos joelhos?
Mais uma vez, essa resposta depende de cada caso, portanto, só um ortopedista pode dizer quais os exercícios permitidos, de acordo com as suas lesões e seu histórico. ⁵Caso o diagnóstico seja de OA (Osteoartrite) , normalmente o paciente passa por exercícios de fortalecimento e alongamento, sempre respeitando as condições de cada pessoa.